Elvis Presley foi um dos maiores nomes da música contemporânea e foi o primeiro grande ídolo da Era do Rock and Roll. Também se aventurou no cinema e tornou-se referência para muitos artistas que vieram depois dele. Mesmo passados quase 40 anos de sua morte, sua influência continua firme e forte na atualidade. Começamos uma nova série aqui no Blog Papo Firme mostrando a trajetória do eterno Rei do Rock and Roll.

Elvis Aron Presley [o cartório cometeu dois erros de grafia, um no nome do meio (Aaron) e outro no sobrenome] nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, filho de Vernon Elvis Pressley (1916-1979) e Gladys Love [née Smith] Pressley em Tupelo, Mississipi. Ele foi o sobrevivente de gêmeos que o casal teve. Seu irmão Jesse Garon Presley morreu 35 minutos antes do nascimento. Segundo algumas fontes, Elvis teve em sua linhagem ancestrais europeus (irlandeses, alemães e franceses) do lado do pai e indígena (cherokee) dos antepassados da mãe.

A família Pressley vivia num lastimável estado de pobreza, nua casa de dois cômodos em East Tupelo, especialmente depois que seu lar foi devastado pela passagem de um tornado em 6 de abril de 1936,  quando Elvis tinha apenas um ano de idade. Para complicar ainda mais a situação, em 1938, eles foram despejados de sua casa depois que Vernon foi preso, por estelionato, após passar um cheque sem fundo, ficando na cadeia por oito meses. Gladys e o pequeno Elvis foram morar com a família do marido. Em 1941, Elvis foi matriculado na escola East Tupelo Consolidated, mas foi considerado um aluno abaixo da média por seus professores.

Em 1945, quando tinha dez anos, uma professora ficou impressionada com a voz do menino ao ouví-lo cantar Old Shep de Red Foley durante a oração matinal. Foi incentivado a participar de um concurso de novos talentos numa feira chamada Mississipi-Alabama Fair and Dairy Show no dia 3 de outubro de 1945. Vestido de cauboi, ele teve que ficar em pé numa cadeira para alcançar o microfone e cantar Old Shep, canção que fala do desespero de um menino com a morte de seu cãozinho. Levou o segundo lugar em sua primeira apresentação para o público, deixando a plateia emocionada com sua performance. Começava a surgir uma lenda naquele momento.

Fontes:

Wikipedia

http://www.elvis.com/about/bio

O Jovem Elvis Presley, por Ayrton Mugnaini Jr., 2009