Nos posts anteriores, foi contada a história dos Wings e de todas as formações que a banda teve. Mas o que aconteceu após o fim da banda? Quais os desdobramentos que todos os componentes seguiram em suas trajetória? Acompanhe de perto o que aconteceu aos participantes desta saga musical.

Em 2001, passados 20 anos após o fim dos Wings,  foi exibido na TV britânica o documentário Wingspan [trocadilho com a palavra “envergadura” e a expressão “panela com asas”], contando a trajetória da banda com vídeos e faixas inéditos e depoimentos de Paul. A título de trilha sonora, foi lançado o álbum duplo Wingspan: Hits and History, sendo uma disco coletânea com os melhores sucessos dos Wings e no outro disco curiosidades e lados B pouco conhecidos.

Como sabemos, Paul e Linda embarcaram numa nova fase solo e gravaram diversos álbuns de sucesso. No fim da década de 80, voltaram a fazer turnês, visitando, inclusive, o Brasil em 1990 e 1993. Ela faleceu no dia 17 de abril de 1998, aos  56 anos, em Tucson, Arizona, EUA, vítima de câncer de mama. No final desse ano, foi lançada a coletânea póstuma de Linda Wild Prairie com faixas gravadas entre 1972 e 1998, pouco antes de sua morte. Macca continua na ativa como guardião do legado dos Beatles e dos Wings.

Denny Laine trabalhou novamente com Paul e Linda no álbum Somewhere in England (1981) de George Harrison,tocando na faixa All Those Years Ago, uma homenagem a John Lennon. Reencontrou os ex-parceiros no álbum de Paul Pipes of Peace (1982) e lançou alguns álbuns sem a mesma repercussão de seus dias nos Wings. Entre 1997 e 2002, ele fez parte da superbanda World Classic Rockers, ao lado de feras como Joey Molland (Badfinger), Spencer  Davis (Spencer Davis Group), Donovan (o papa da psicodelia) e até o ex-colega de Wings Denny Seiwell. Hoje em dia, segue excursionando com sua The Denny Laine Band.

Laurence Juber e Steve Holley, da última formação dos Wings, também seguiram carreiras distintas. O guitarrista mudou-se para os EUA, onde se firmou como músico de estúdio e tocou em diversos seriados de TV norte-americanos. Também escreveu a trilha sonora de alguns musicais e também gravou discos solo,sem muita repercussão. Em 2014, lançou o livro Guitar With Wings, com diversas fotos inéditas de seus dias como guitarrista dos Wings. Tem participado de convenções ligadas aos Beatles. O batera Holley seguiu tocando em outras bandas e hoje em dia costuma excursionar com o cantor Ian Hunter (ex-vocalista do Mott the Hoople). Também é figurinha carimbada em convenções Beatle.

Jimmy McCulloch e Joe English, da segunda formação dos Wings, abraçaram trabalhos solo diferenciados. O guitarrista tocou numa nova encarnação do Small Faces, de curta duração, em 1977. No ano seguinte, fez parte da banda Wild Horses, ao lado do guitarrista Brian Robertson (The Band) e depois formou The Dukes. Faleceu no dia 27 de setembro de 1979, aos 26 anos, em MaidaVale, Londres, Inglaterra, vitimado por uma insuficiência cardíaca causada por overdose de morfina e álcool. O batera English passou pelas bandas Kingfish e Sea Level até formar sua The Joe English Band. Atualmente, se dedica à religião e não atua mais no cenário musical.

Henry McCullough e Denny Seiwell, membros da primeira formação dos Wings, também seguiram carreiras individuais.O guitarrista McCullough tocou na The Frankie Miller Band e no final da década de1970, lançou um álbum na Dark Horse, gravadora de  George Harrisone foi sidemen de artistas como Roy Harper, Eric Burdon, Marianne Faithfull e Donovan. Emplacou quatro décadas de trabalho no cenário musical até sofrer um ataque cardíaco em 2012 que o tornou incapaz de fazer o que gostava. faleceu na manhã do dia 14 de junho de 2016, aos 72 anos,devido a uma doença que havia contraído. Algumas fontes indicam que sofreu um AVC fatal. O baterista Seiwell mudou-se para Los Angeles,Califónia,EUA e trabalhou como sideman para Liza Minelli e Billy Joel. Reencontrou o ex-colega Denny Laine na superbanda World Classic Rockers em 1997.

Vale citar aqui também que fim levaram os músicos que quase fizeram parte da banda. O guitarrista David Spinozza, que trabalhou no álbum solo de Paul, Ram, também tocou com John Lennon em Mind Games e com Ringo Starr em seu álbum Ringo The 4th, conseguindo a façanha de ter tocado com três beatles em momentos distintos. Depois,tocou na banda do programa de TV Saturday Night Live e depois atuou como músico de sessão nos álbuns de diversos artistas, entre os quais, o cantor Billy Joel. O guitarrista Hugh McCracken, que também trabalhou em Ram, declinou o convite para integrar os Wings e a exemplo de Spinozza, teve uma prolífica carreira como músico de estúdio, trabalhando com Gary Wright, Johnny Halliday, Hall & Oates e James Taylor, entre outros. Faleceu no dia 28 de março de 2013, aos 70 anos, em Nova York, NY, EUA, vítima de leucemia.

Na década de 90 e no século XXI, aconteceram algumas reuniões parciais dos Wings. Em 1997, Denny Laine, Lawrence Juber e Steve Holley fizeram uma reunião de improviso na convenção Beatlefest em East Rutherford, Nova Jersey, EUA. Dez anos depois, em julho de 2007, Laine, Juber e Denny Seiwell tocaram juntos numa convenção Beatlefest em Las Vegas,Nevada, EUA. Entre outras pérolas, mandaram ver em Band on the Run, Mull of Kintyre e Go Now. Laine e Seiwell apareceram juntos de novo no evento The Fest for Beatles Fans em Secaucus, Nova Jersey, EUA. Em março de 2010 e juntaram forças com Juber no mesmo evento em Chicago em agosto desse ano. Laine, Juber e Seiwell tocaram juntos no Fest for Beatles Fans em Los Angeles, Califórnia em outubro de 2014; o setlist incluiu Hi Hi Hi, Live and Let Die e Rockestra Theme. Em agosto de 2017, o trio tocou de novo nesse festival, na ocasião contando com o batera Steve Holley. A última reunião dos Wings (ainda sem Paul) aconteceu em janeiro deste ano quando Laine, Juber, Seiwell e Holley tocaram juntos no Grand Oak Live em Upland, Califórnia, EUA como atração principal num evento chamado Imagine Something Yesterday.

De sua parte, Paul continua pagando tributo aos Wings, tendo no setlist de seus shows diversos clássicos da banda, relembrando com muito amor de todos os seus colegas e de sua saudosa Linda.Wings Forever!

 

Fontes:

Wikipedia

https://www.paulmccartney.com/

Fórum do Fã clube de Paul McCartney