Em 1975, os Wings voltaram a ser um quinteto e após o lançamento do álbum Venus and Mars, começaram uma extensa turnê chamada Wings Over the World que visitou o Reino Unido, Europa, EUA e Austrália. No ano seguinte,foi lançado o álbum Wings at the Speed of Sound, onde Pàul deu liberdade de criação aos colegas para compor e cantar faixas próprias. Também saiu o álbum triplo ao vivo Wings Over America.

Em fevereiro de 1977, foi lançado o single Maybe I’m Amazed/Soily, sendo o lado A uma versão ao vivo do clássico mccartneyano que foi carro-chefe do primeiro álbum solo de Paul, McCartney, extraída do álbum Wings Over America. Em abril de 1977, foi lançado o álbum Thrillintgon, onde Paul usou o pseudônimo Percy “Thrills” Thrillington. Tratava-se de uma série de gravações de 1971 de uma versão instrumental do álbum Ram.

Em maio de 1977, Denny Laine lançou seu segundo álbum solo Holly Days, contando com a paritipação de Paule Linda.Tratava-se de um tributo do guitarrista ao grande Buddy Holly, tocando covers do Bardo de Lubbock.Nesse mês,também saiu o single Seaside Woman/B-Side to Seaside. O lado A é uma composição de Linda, cantada por ela e gravada originalmente em 1972 e os Wings, ainda contando com sua primeira formação, usaram o pseudônimo Suzy and the Red Stripes

Em seguida, os Wings resolveram fazer uma pausa nas atividades  e cancelaram uma turnê, voltando a se encontrar no meio do ano para dar início às sessões de gravação visando um novo álbum. Só que tiveram que dar outra parada por conta do anúncio  de que Linda estava grávida do terceiro filho do casal McCartney, James Louis que nasceu em 12 de setembro de 1977. Além disso, Jimmy McCulloch e Joe English resolveram deixar os Wings, após dois anos tocando na banda. O guitarrista foi recrutado para tocar numa versão reformada dos Small Faces, grande banda dos anos 60. O baterista estava doente e resolveu voltar pros EUA. Pouco tempo depois, começou a tocar na banda Sea Level e também resolveu dar adeus.

Em novembro de 1977, saiu o single Mull of Kintyre/Girl’s School. O lado A é um clássico mccartneyano escrito em parceria com Denny Laine, uma ode a um ponto geográfico da pitoresca península de Kintyre, na Escócia, onde Paul tinha comprado uma fazenda e um estúdio caseiro.O disco fez um estrondoso sucesso de crítica e de público, vendendo mais de 2 milhões de cópias e figurando no primeiro lugar nos charts britânicos, australianos e irlandeses. Ganhou um Disco Duplo de Platina no Reinop Unido.

Em março de 1978, foi lançado o álbum London Town, produzido por Paul. Destacam-se as músicas I’m Carrying, Girlfriend e With a Little Luck, além da faixa-título. Esse foi outro grande sucesso dos Wings, chegando ao topo dos charts da Holanda e ficando em segundo lugar nos EUA e no Canadá e em 4º nos charts britânicos. Levou Disco de Platina nos EUA e  Holanda e Disco de Ouro no Reino Unido, França e Alemanha.

No meio desse ano, voltaram a ser um quinteto com a entrada do guitarrista Laurence Juber (nascido em 12 de novembro de 1952 em Stepney, East London, Inglaterra) e do baterista Steve Holley (nascido Stephen Jeffrey Holley em 24 de agosto de 1954 em Londres, Inglaterra). Com os novos recrutas, deram início às sessões do novo álbum.

Em outubro de 1978, Paul reuniu numa sessão um supertime composto pelos Wings mais David Gilmour (Pink Floyd), Hank Marvin (Shadows), Pete Townshend (The Who) nas guitarras, John Bonham (Led Zeppelin), Kenney Jones (The Faces, The Who) nas baterias, John Paul Jones (Led Zeppelin), Ronnie Lane (The Faces) e Bruce Thomas (Elvis Costelo & the Atractions) nos baixos, Gary Brooker (Procol Harum) e Tony Ashton (Ashton, Gardner and Dyke) nos teclados, Speedy Acquaye, Tony Carr, Ray Cooper, Morris Pert (percussão), Howie Casey, Tony Dorsey, Steve Howard e Thaddeus Richard (metais) resultando na gravação da faixa Rockestra Theme. Em novembro de 1978, saiu a coletânea Wings Greatest.

Em 1979, os Wings deixaram a Capitol Records e assinaram com a Columbia Records nos EUA, mas continuaram gravando pela Parlophone no Reino Unido. Com a contratação do produtor Chris Thomas (1947-), que havia trabalhado com os Beatles nas sessões do White Album, os Wings embarcaram na onda da Disco Music lançando em março de 1979 o single Goodnight Tonight/Daytime Nightime Suffering. Também nesse mês,foi exibido na TV dos EUA o documentário Wings Over the World mostrando a turnê de 1976. Entre junho e julho desse ano, a banda ficou inativa mas Paul começou a trabalhar sozinho numa sessão de gravação, a exemplo do que havia feito após o fim dos Beatles.

Em junho de 1979, foi lançado o álbum Back to the Egg, o primeiro e único contando com esse lineup, uma co-produção de McCartney/Thomas. O disco não foi bem de vendas bem como seus singles Old Siam, Sir (lançado apenas no Reino Unido), Getting Closer e Arrow Through Me (lançado apenas nos EUA) e foi massacrado pela crítica, embora tenha ficado entre as primeiras colocações em charts de diversos países. Já o single Rockestra Theme/Old Siam, Sir levou um grammy. O lado A é o resultado da sessão dos Wings com diversas feras da música.

Fontes:

Wikipedia

https://www.paulmccartney.com/

Fórum do Fã clube de Paul McCartney